A 5ª rodada de Negociação aconteceu nos dias 22 e 23/12, e foi marcada pela entrega da proposta da empresa, que não chama atenção pela má vontade de melhorar a vida dos trabalhadores. A proposta da Neoenergia Cosern limita-se à aplicação de 100% do INPC (5,10%). Em diversas cláusulas, a empresa propõe apenas manter as condições do ACT 2023-2025, sem incorporar melhorias reivindicadas pela categoria.
É BOA NA PROPAGANDA MAS NA NEGOCIAÇÃO DESCONSIDERA TRABALHADOR
O sindicato cobrou uma postura social da empresa, destacando que a negociação vem sendo arrastada para uma lógica restrita a números, sem contemplar a valorização profissional, o reconhecimento do esforço operacional, políticas de retenção ou a melhoria das condições de trabalho, o que desconsidera a qualidade do trabalho e a dignidade da categoria.
NEOENERGIA COSERN NEGA A ASSINATURA DO EMPRÉSTIMO EMERGENCIAL AOS TRABALHADORES
Outra atitude extremamente negativa da empresa foi negar, no dia 23/12, a assinatura imediata do empréstimo emergencial tradicional, historicamente realizado no início do ano.
Mais grave ainda, a empresa passou a condicionar a liberação desse empréstimo à aceitação do Acordo Coletivo, que contém cláusulas que, na avaliação do sindicato, não atendem aos interesses da categoria.
Essa postura aprofunda a desestabilização financeira dos trabalhadores e utiliza, de forma vil e irresponsável, o poder econômico da empresa como instrumento de pressão, jogando o ônus da negociação sobre os ombros da categoria, numa clara tentativa de constrangimento e enfraquecimento da luta coletiva.
A PROPOSTA DA EMPRESA É RUIM E NÃO É DIGNA DE LEVAR AOS TRABALHADORES
A proposta da empresa é infeliz e indigna de ser levada à deliberação de trabalhadores que há dez anos não têm reajuste com ganho real. Mesmo com receita garantida, vivendo um momento econômico positivo e registrando lucros, a empresa utiliza seu poder econômico — inclusive com demissões — como forma de pressão, apesar de toda a entrega da categoria, recorrendo a essas práticas em pleno período de negociação do ACT.
SEXTA RODADA
SINDICATO VAI INFORMAR A AGENDA DE VISITAS ÀS BASES PARA ESCLARECER TRABALHADORES E PREVENIR PERDA DE DIREITOS
Nos dias 07/01/26 e 08/01/2026 vai ocorrer a 6º Rodada de Negociação, e logo após o sindicato vai divulgar a agenda de visitas nas bases para dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras sobre como estão ocorrendo as negociações, não para deliberação do ACT, mas para aprofundar a análise, esclarecer pontos sensíveis e destacar os aspectos que exigem maior atenção.